terça-feira, 6 de maio de 2014

Formação Geral I - Redes Sociais e responsabilidade: setor público, privado e “terceiro setor”



A finalidade das redes sociais, com a participação do setor público, privado e do terceiro setor, é melhorar as relações sociais em geral. Nesse sentido, os três setores assumem responsabilidades sociais, de forma autônoma ou compartilhada.


O SETOR PÚBLICO é representado pelo Estado. Ideologicamente e positivamente no Brasil, o Estado é o responsável pelo bem estar social. Na prática, no entanto, o Estado não é onipresente e, em grande parte, está mesmo ausente, principalmente nas comunidades mais pobres. É preciso não confundir o Estado com o governo. Este ultimo é o representante temporal daquele, que, por sua vez,  mostra-se, historicamente, falido ou incapaz de, por si só, promover o bem estar social.


O SETOR PRIVADO é representado pelo mercado. Este, a partir de um sistema de trocas voluntárias, busca alocar de maneira ótima os bens e serviços para a sociedade. Isto vale para todos os bens e fatores de produção como o dinheiro, o trabalho, etc.
É fato notório que há existem falhas de mercado e situações julgadas como “injustas” onde o Estado deve agir a fim de condicionar melhorias sociais e minimizar as disparidades. Isto é, há de se equalizar tais distorções para assumir as responsabilidades sociais.
  


O TERCEIRO SETOR é composto por diversos tipos de iniciativas privadas, institucionais e até individuais, que visam à utilidade pública, o bem estar social. Podem ser compreendidas também como formas de parceria entre o público e o privado, compondo entidades filantrópicas, fundações de interesse social e organizações não governamentais, as ONGs. Geralmente estas instituições não têm fins lucrativos e possuem gestões próprias. As parcerias com o setor público e o privado são feitas através de incentivos fiscais, isenções e doações.




OS BENEFECIADOS pelas ações do terceiro setor, através das redes de solidariedade, são as crianças carentes, pessoas especiais, idosos, artistas, etc. Ao nível da inclusão social, as instituições e fundações atuam visando o mercado de trabalho, as artes e o esporte. Enfim, o público, o privado e o terceiro setor são todos interessados em promover o bem estar social.



OS INTERESSADOS pelas redes sociais e responsabilidades aumentam geometricamente, conforme a cidadania e a conscientização política. Quer dizer, quando os espaços em que o Estado está ausente são ocupados, quando a sociedade torna-se participativa, surgem novas oportunidades de inclusão e de controle sobre a coisa pública. O setor público é pressionado para agir. O setor privado tem que dar a sua parte, além da preocupação com os lucros do empreendimento. E o terceiro setor, resultante dos conflitos e contradições do Estado e do capitalismo, torna-se um movimento legítimo na sociedade atual.


ESTE TEMA reflete uma realidade sociológica das mais importantes. As redes sociais representam o conjunto das instituições que, através das parcerias entre o público e o privado, compõem o terceiro setor. Reforçam a cidadania e a responsabilidade social em todas as instâncias da vida privada. Seja com mais participação social, com a recusa aos atos ilegais ou com o respeito aos direitos individuais.




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