LEITURA, ANÁLISE E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.
i.
O que
significa ler?
ü
Conhecer, interpretar, decifrar, interagir,
satisfazer, construir etc.;
A
leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto. Nesse processo
tenta-se satisfazer (obter uma informação pertinente para) os objetivos que
guiam a leitura, isto é, o leitor constrói o significado da leitura.
Uma implicação
derivada da anterior é que a interpretação que os leitores realizam dos textos
que leem depende em grande parte do objetivo da leitura. Isto é, ainda que o
conteúdo permaneça invariável, é possível que dois leitores com finalidades
diferentes extraiam informações distintas do mesmo.
Isso
não quer dizer que o texto em si não tenha sentido ou significado. Felizmente
para os leitores essa condição costuma ser respeitada. Entenda-se que o
significado de um escrito para o leitor não é a tradução ou réplica do
significado que o autor quis lhe dar, mas uma construção que envolve o texto e
os conhecimentos prévios do leitor (sua base cognitiva, seu repertório).
ii.
O que é um
texto?
ü
Palavras, atos, gestos, paisagens, gráficos,
silêncio, figuras, quadros etc.
Os
textos são diferentes e oferecem diferentes possibilidades e limitações para a
transmissão de informações: não se encontra a mesma coisa em um conto e em um
livro, em um relatório de pesquisa e em um romance, em uma enciclopédia e em um
jornal.
Além
disso, a interação entre o texto e o leitor é diferente, por exemplo, daquela
estabelecida entre duas pessoas que conversam. Pois nesta última situação estão
presentes, além das palavras, muitos outros aspectos como: gesticulação,
expressão facial, entonação de voz, perguntas que dão significado à fala etc.
Na
leitura, o leitor está diante de palavras escritas, quadros pintados, gráficos
construídos etc., pelo autor que não está presente. Por isso, é natural que o
leitor forneça elementos aos textos enquanto lê. Contudo, o texto também atua
sobre os esquemas cognitivos do leitor.
iii.
Para que
ler?
ü
Devanear, preencher, procurar, seguir,
confirmar, refutar, aprender etc.
A
leitura constitui-se em um dos fatores decisivos do estudo e é imprescindível
em qualquer tipo de investigação científica. Favorece a obtenção de informações
já existentes, poupando o trabalho da pesquisa de campo ou experimental
propiciando assim a ampliação dos conhecimentos, abrindo horizontes para a
mente, aumentando o vocabulário, permitindo melhor entendimento dos conteúdos
das obras etc.
Desse
modo, a leitura é um desafio que tem como objetivo o trabalho de linguagem que
levo o indivíduo a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo para
interagir com este através do uso funcional de linguagens.
2 – Pensamento: “O leitor que mais admiro é aquele que não
chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está
continuando a viagem por conta própria” (Mário Quintana).

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