quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Formação Geral 2 - Leitura, análise e interpretação de textos: O Leitor e a leitura



LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.



          i.            O que significa ler?

ü  Conhecer, interpretar, decifrar, interagir, satisfazer, construir etc.;


A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto. Nesse processo tenta-se satisfazer (obter uma informação pertinente para) os objetivos que guiam a leitura, isto é, o leitor constrói o significado da leitura.

Uma implicação derivada da anterior é que a interpretação que os leitores realizam dos textos que leem depende em grande parte do objetivo da leitura. Isto é, ainda que o conteúdo permaneça invariável, é possível que dois leitores com finalidades diferentes extraiam informações distintas do mesmo.

Isso não quer dizer que o texto em si não tenha sentido ou significado. Felizmente para os leitores essa condição costuma ser respeitada. Entenda-se que o significado de um escrito para o leitor não é a tradução ou réplica do significado que o autor quis lhe dar, mas uma construção que envolve o texto e os conhecimentos prévios do leitor (sua base cognitiva, seu repertório).


        ii.            O que é um texto?

ü  Palavras, atos, gestos, paisagens, gráficos, silêncio, figuras, quadros etc.


Os textos são diferentes e oferecem diferentes possibilidades e limitações para a transmissão de informações: não se encontra a mesma coisa em um conto e em um livro, em um relatório de pesquisa e em um romance, em uma enciclopédia e em um jornal.

Além disso, a interação entre o texto e o leitor é diferente, por exemplo, daquela estabelecida entre duas pessoas que conversam. Pois nesta última situação estão presentes, além das palavras, muitos outros aspectos como: gesticulação, expressão facial, entonação de voz, perguntas que dão significado à fala etc.

Na leitura, o leitor está diante de palavras escritas, quadros pintados, gráficos construídos etc., pelo autor que não está presente. Por isso, é natural que o leitor forneça elementos aos textos enquanto lê. Contudo, o texto também atua sobre os esquemas cognitivos do leitor.


      iii.            Para que ler?

ü  Devanear, preencher, procurar, seguir, confirmar, refutar, aprender etc.


A leitura constitui-se em um dos fatores decisivos do estudo e é imprescindível em qualquer tipo de investigação científica. Favorece a obtenção de informações já existentes, poupando o trabalho da pesquisa de campo ou experimental propiciando assim a ampliação dos conhecimentos, abrindo horizontes para a mente, aumentando o vocabulário, permitindo melhor entendimento dos conteúdos das obras etc.

Desse modo, a leitura é um desafio que tem como objetivo o trabalho de linguagem que levo o indivíduo a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo para interagir com este através do uso funcional de linguagens.


2 – Pensamento: “O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria” (Mário Quintana).

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