quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Projeto de Leitura: Marcel Mauss em 10 Postagens. (O Ensaio sobre a Dádiva)

As 10 últimas postagens do blog fazem parte do primeiro Projeto de Leitura deste blog. Trata-se de uma obra muito difundida no meio acadêmico: Ensaio sobre a Dádiva de Marcell Mauss, no qual objetivo foi resumir e opinar sobre a obra. Desse modo, a ideia de postar os resumos foi para incentivo próprio e para que os leitores do Blog e do Ensaio pudessem colaborar com opiniões, sugestões e críticas.

Esta obra é, sem dúvida, uma das mais conhecidas de Marcel Mauss. Definida por Maurice Leenhardt em 1950 como "obra central" e como a sua "obra prima" vinte anos mais tarde por Sthephen Lukes. 

A obra foi lançada em 1925 num contexto dos anos do pós-primeira guerra(questões de ordem e de paz, etc.). O Ensaio sobre a Dádiva é um verdadeiro programa de pesquisa que Mauss encetou pouco antes do pós-guerra sobre as formas arcaicas de contrato e, em particular, sobre o Potlatch. Mauss discute os trabalhos de Malinowski e, estuda a instituição do Potlatch, apresenta os primeiros resultados da pesquisa sobre as noções de dádiva, de compensação e de penhor.  

Ele analisa a dádiva, a reciprocidade e as trocas nas "sociedades arcaicas" estabelecendo comparações entre algumas dessas sociedades estudadas. Sua atenção se volta para um conjunto de prestações aparentemente livres e gratuitas, mas que são, como ele demonstra, obrigatórias e interessadas: as dádivas.

É, com certeza, a obra de um sábio: sólida erudição em etnologia, domínio de várias línguas, estudo comparativo minucioso. Mas, como relata Marcel Fournier, o "ardor do homem político não está totalmente ausente".

Voltando às postagens e ao blog, estas não guardam qualquer relação com a metodologia convencional científica de artigos e trabalhos, mesmo quando procura ter é mais no sentido de fazer o leitor se localizar na obra estudada. Ficou "solta" no sentido de facilitar e tornar este trabalho "mais prazeroso".

Abçs

att,


Leandro

Sem comentários:

Enviar um comentário